Quase 50 mil estudantes conseguiram colocação na primeira fase de acesso ao Ensino Superior. Do total dos candidatos, apenas 16% não tiveram lugar, mas o concurso conta ainda com mais duas fases. Este ano, o curso de medicina voltou a ser ultrapassado pelo de engenharia aeroespacial, que registou a média mais alta com quase 19 valores.
A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso para o ano letivo 2023-2024 no Ensino Superior permitiu a colocação de 49.438 novos estudantes, o que representa uma taxa de 84%, mais três pontos percentuais face ao ano anterior. Entre 2021 e 2023, a taxa de colocação aumentou de 77 para 84 por cento. Com 1595 colocados, regista-se ainda o maior número de sempre de novos estudantes a entrar em cursos de medicina e aumentaram em 21 por cento os estudantes colocados em licenciaturas em Educação Básica.
De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com quase 50 mil estudantes a ingressarem no Ensino Superior, “56% foram colocados na sua primeira opção e 87% numa das suas três primeiras opções de candidatura, os valores mais elevados dos últimos anos”.
Consulte aqui a lista das classificações dos últimos colocados.
Numa altura em que muito se discute o futuro das carreiras docentes, sabe-se também que “o número de estudantes colocados em licenciaturas em Educação Básica aumenta 21% face ao ano anterior, com 923 estudantes colocados nesta fase, e ocupando 97% das vagas disponibilizadas”.
Adianta o ministério que “nos últimos dois anos o número de colocados em licenciaturas em Educação Básica aumentou 45%”, considerando que este é um sinal “que demonstra o crescente interesse dos estudantes por estas formações”.
A nota do Ministério do Ensino Superior sublinha também a entrada de “1595 estudantes em cursos de medicina, o que representa o maior número de sempre”. São mais 51 colocados face ao ano passado, o que em parte terá “resultado do acréscimo de vagas sobrantes dos concursos especiais de ingresso em medicina para licenciados”.
A 14 de setembro são conhecidos os resultados que colocarão os candidatos dos regimes especiais de acesso ao ensino superior, como sejam os desportistas de alto rendimento e estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor Leste.
Aponta ainda o ministério que “foram colocados 2810 estudantes beneficiários de escalão A de ação social escolar, dos quais 1.013 estudantes através do novo contingente prioritário”, que garante um maior acesso dos estudantes aos cursos mais competitivos.
Dos 59.073 candidatos, estão já colocados 49.438, tendo sobrado para a segunda fase 5.212 vagas, “o menor número de vagas sobrantes desde 1999”.
As matrículas dos estudantes agora colocados realizam-se entre 28 e 30 de agosto.
Fonte: RTP Notícias
Por Luis Carrilho
27 de agosto 2023