POEMA
BOLOTA in E PARA O POETA OUTRO MODO DE OLHAR
CONTAS DE SOMAR
Um mais um são dois
ou um par de bois.
Um mais dois são três
ou a conta que Deus fez.
Um mais três são quatro
ou quantas as patas do gato.
Um mais quatro são cinco
ou os dedos com que brinco.
Um mais cinco são seis
ou meia dúzia de reis.
Um mais seis são sete
ou quatro com o valete.
Um mais sete são oito
ou o número do biscoito.
Um mais oito são nove
ou o pino do seis, se chove.
Um mais nove são dez
ou uma dezena de pés.
Desmatematicar.
Vídeos Youtube
Para conhecer o livro!
Para ouvir uma entrevista com o autor!
Comprar o livro na livraria virtual WOOK
Para reler e guardar!
E PARA O POETA OUTRO MODO DE OLHAR
de João Manuel Ribeiro.
edição: Trinta por uma linha, novembro de 2017 ‧ isbn: 9789899978485
SINOPSE
Plano Nacional de Leitura.
E para o poeta outro modo de olhar reúne «dez anos de poesia da autoria de um dos escritores portugueses mais prolíficos da novíssima geração», apresentando-se «um conjunto de textos que permitem antever não apenas algumas das marcas diferenciadoras da escrita do autor em causa, mas também inevitavelmente o gosto pessoal de quem procedeu a esta selecção ou a esta forma de edição intertextual pela reinserção de “velhos” textos num “novo conjunto”».
«Estes «poemas tão diferentes», que são também estes agora reunidos aqui, neste volume, que conta com uma belíssima composição visual de autoria plural, reflectem, cremos, quão significativo é o lugar da poesia na produção literária de João Manuel Ribeiro».
«(…) A estrutura da presente antologia baseia-se em dez núcleos, a saber: infância; amor; avô; casa; bicicleta; animais; flores, frutos e árvores; letras e números; ciência; humor e ironia. Assim, para cada um destes, são apresentados dois textos poéticos que recriam diversamente as temáticas enunciadas. Regra geral, de forma breve e evidenciando uma atractiva dimensão musical e melódica, nestes constata-se, também, uma concisão vocabular e frásica, bem como o recurso a estratégias como a repetição (por vezes, anafórica), a onomatopeia, os jogos fonéticos e o humor, como fomos sugerindo. Leves marcas de narratividade, o uso do discurso directo e da primeira pessoa verbal, a interpelação viva do receptor, a adjectivação expressiva, a metáfora ou a personificação demarcam, igualmente, os poemas de João Manuel Ribeiro que esta antologia guarda, tornando-os visivelmente próximos do leitor infantil e dos seus gostos.» (Sara Reis na Silva, no Posfácio)
Esta antologia conta com a ilustração de: Anabela Dias Ana Lúcia Pinto Catarina Gomes Catarina Pinto Constança Araújo Amador Fedra Santos Gabriela Sotto Mayor João Vaz de Carvalho Bolota Ricardo Rodrigues Sara Cunha. Selecção e posfácio de Sara Reis da Silva