Visita Virtual ao Museu Nacional dos Coches
Mais uma semana por casa, onde as visitas virtuais continuam.
O novo Museu dos Coches surge em Belém como um equipamento cultural mas também como um lugar público. Nas palavras do arquiteto Paulo Mendes da Rocha “o museu não tem porta e relaciona-se para todos os lados”. Mais que um museu, o projeto funciona como uma infraestrutura urbana, que oferece ‘espaço público’ à cidade.
Convergiram assim duas preocupações, por um lado a necessidade imperativa de aumentar a área expositiva do museu assim como a sua infraestrutura técnica de apoio, mas também a indispensabilidade de criar novas valências para o público daquele que é o museu mais visitado do país. Por outro lado, contou a necessidade de realizar o remate daquela que é uma das mais importantes frentes urbanas de Lisboa, a zona monumental de Belém, tendo a construção do novo edifício incentivado uma nova dinâmica do território envolvente ao museu, criando novos espaços públicos e percursos na cidade que evocam anteriores vivências.
O novo edifício do Museu dos Coches é constituído por um pavilhão principal com uma nave suspensa e um anexo, com uma ligação aérea, que assegura a circulação entre os dois edifícios. A disposição espacial destes corpos cria uma espécie de pórtico que aponta para uma praça interna, para onde também se viram as construções antigas da Rua da Junqueira.
O novo Museu inclui espaços para exposição permanente e temporária, áreas de reservas e uma oficina de conservação e restauro que contribuirá para o desenvolvimento da conservação e restauro deste tipo de património.
Foram concebidos novos espaços destinados, à Biblioteca, ao Arquivo assim como um Auditório que potencia a realização de um conjunto de atividades culturais que vêm engrandecer a programação pública do museu.
Para acolhimento dos visitantes foram programados espaços de restauração, uma Loja do Museu e um Posto de Informação Turística.
Finalmente devem ser mencionadas as áreas envolventes do novo edifício, designadamente a Praça do Museu uma zona de acesso livre e que se constitui também, como um lugar de passeio e lazer público.
Na visita virtual podem passear pela zona onde está a exposição dos coches e ler toda a informação relativa a cada um deles.
Para que possam pesquisar e recolher mais informações sobre este Museu, deixo aqui o seu site:
http://museudoscoches.gov.pt/pt/
Deixo uma sugestão, no final da visita podem pedir aos mais novos para fazer um desenho de um coche. Em seguida, deixo o nosso para se inspirarem.
MAIS SUGESTÕES ONDE IR EM FAMÍLIA
Onde ir: Museu da Luz
Terça-feira a Domingo:
– setembro a junho: 9.30h-13.00h | 14.30h-17.30h
– julho e agosto: 10.00h-13.00h | 14.30h-18.30h
Onde ir: Museu do Brincar
Terça a Sexta – 14h00 às 18h00
Sábado e Domingo [por marcação] – 10h00 às 12h00
Segunda feira e feriados nacionais – Encerrado
ARTIGOS DESAFIOS EFEMÉRIDES LIVROS ONDE IR EM FAMÍLIA VÍDEOS