Visita Virtual ao Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos é lugar de paragem obrigatório a quem está de visita à capital e à zona de Belém. Através de uma visita virtual pode também percorrer este monumento, poupando-se a deslocações ou filas de entrada.
http://lisboa.360portugal.com/Concelho/Lisboa/Jeronimos/
O Mosteiro dos Jerónimos é uma obra fundamental da arquitectura manuelina. D.Manuel pretendia em Belém criar um conjunto Igreja e Torre de Belém, de assistência aos mareantes. Pretendia igualmente criar um símbolo nacional, que mostrasse ao mundo a intenção de uma “unificação dos cristãos de todo o mundo”, através da expansão marítima. O risco inicial é de Jacques Boytac (1501-1516), que lançou os fundamentos da igreja e do claustro, e cuja campanha de obra inclui os arranques do portal principal. Em 1516 entra em funções João de Castilho (1517-1528) até 1528 quando vai trabalhar no Mosteiro da Batalha. O portal sul, as abóbadas da igreja e conclusão do claustro, Sala do Capítulo, Sacristia, refeitório, são de sua autoria. A capela mor inicial menor, foi substituída por uma de Jerónimo de Ruão de estilo maneirista. Desde 1498 com a descoberta do caminho marítimo para a Índia, Portugal consegue ter acesso directamente à fonte das especiarias, e através de uma sofisticada logística flutuante (auto-suficiência de navegação e poder de fogo), consegue colocar estes produtos na Europa. Todo esse manancial e poderio é aqui ostentado por D.Manuel I e D.João III.
Este símbolo nacional, em conjunto com a Torre de Belém, nasceu com os olhos postos no Tejo para receber todos aqueles que participavam na expansão marítima, proporcionando-lhes conforto religioso.
Entre outros túmulos de personagens de relevância histórica, pode aqui encontrar a última morada de Vasco da Gama e de Luís de Camões.
Para que possam pesquisar e recolher mais informações sobre o Mosteiro dos Jerónimos, em seguida fica o site:
http://www.mosteirojeronimos.pt/
MAIS SUGESTÕES ONDE IR EM FAMÍLIA
Onde ir: Museu da Luz
Terça-feira a Domingo:
– setembro a junho: 9.30h-13.00h | 14.30h-17.30h
– julho e agosto: 10.00h-13.00h | 14.30h-18.30h
Onde ir: Museu do Brincar
Terça a Sexta – 14h00 às 18h00
Sábado e Domingo [por marcação] – 10h00 às 12h00
Segunda feira e feriados nacionais – Encerrado
ARTIGOS DESAFIOS EFEMÉRIDES LIVROS ONDE IR EM FAMÍLIA VÍDEOS