PAVILHÃO DA ÁGUA
O Pavilhão da Água foi um dos pavilhões temáticos na Expo 98, em Lisboa. Com o fim desta, foi desmontado e reinstalado no Parque da Cidade do Porto.
Com módulos de experiências inteiramente renovados em 2019, o novo Pavilhão da Água desperta a curiosidade através de brincadeiras envolventes e táteis.
O mergulho no conhecimento torna-se ainda mais real na Sala Imersiva, onde os visitantes são levados numa viagem de sentidos que atravessa montanhas, planícies e oceanos!
Todo o percurso da exposição do Pavilhão da Água tem um rio como fio condutor, apresentando a importância da água, as suas propriedades e características e recorrendo à forte ligação dos portugueses aos rios e ao mar.
A visita é dividida em três áreas distintas:
- Nascente, onde se explora toda a origem de um rio e se apresentam experiências com água fresca e cristalina, os caminhos acidentados por onde percorre o rio jovem, a água a brotar de entre as rochas e a escorrer pela montanha, formando assim um pequeno riacho que irá aos poucos ganhando mais força ou pressão.
- Leito, onde um rio mais maduro começa a ganhar cada vez mais força motriz. O seu percurso deixa de estar no curso alto passando para o curso médio. Estamos numa fase de transição. Aqui podemos verificar a importância das linhas de água, a força da água para produção de energia elétrica, fenómenos naturais e aprender mais sobre os gastos que fazemos de água no nosso dia a dia.
- Foz onde o rio irá encontrar o mar.
HORÁRIO
Durante o corrente ciclo de desconfinamento, o Pavilhão da Água irá operar com o seguinte horário provisório:
Qui, Sex, Sáb, Dom: 10h00 – 17h45
* A bilheteira encerra sempre 45 minutos antes do fecho do Pavilhão.
Devido à duração limitada das visitas, estas ocorrerão a horas certas: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h.
TARIFÁRIO
Email: [email protected]
Email para reservas: [email protected]
LOCALIZAÇÃO
Como chegar
Situado na zona Norte do Parque da Cidade do Porto, o melhor acesso por automóvel é pela Estrada Circunvalação. Estacionamento gratuito de autocarros e carros ligeiros na entrada Norte do Parque da Cidade pela entrada da Circunvalação, até a lotação máxima do parque.
O acesso pedonal dentro do Parque encontra-se indicado pela sinalética.
REGRAS DE SEGURANÇA | COVID 19
Devido à situação atual de pandemia, foram tomadas medidas excecionais de prevenção sanitária que permitem a condução de visitas ao nosso espaço com a máxima segurança possível.
Segue abaixo uma listagem das mesmas:
- Limite de 20 pessoas presentes no edifício.
- Uso obrigatório de máscara no interior.
- Limitação da duração da visita a 45 minutos.
- Percurso unidirecional dentro da exposição.
- Higienização do espaço e equipamentos após cada visita.
- Manutenção do distanciamento entre visitantes dentro do edifício.
- Álcool gel disponibilizado em diversos pontos no edifício.
Entrada GRATUITA para os mais novos
Vão prolongar por mais uma quinta e duas sextas a promoção que oferece um bilhete de criança, até aos 12 anos, na compra de um bilhete de adulto.
Mas atenção: esta oferta não é acumulável com outras promoções ou descontos. Por uma questão de higiene e segurança, o número diário de visitantes está limitado, por isso, para garantir os seus bilhetes, aconselhamos que faça a sua pré-marcação através dos números 934 440 072/ 225190 888 ou do email [email protected]
MAIS SUGESTÕES ONDE IR EM FAMÍLIA
Onde ir: Museu da Luz
Terça-feira a Domingo:
– setembro a junho: 9.30h-13.00h | 14.30h-17.30h
– julho e agosto: 10.00h-13.00h | 14.30h-18.30h
Onde ir: Museu do Brincar
Terça a Sexta – 14h00 às 18h00
Sábado e Domingo [por marcação] – 10h00 às 12h00
Segunda feira e feriados nacionais – Encerrado
ARTIGOS DESAFIOS EFEMÉRIDES LIVROS ONDE IR EM FAMÍLIA VÍDEOS