Chegada da família real ao Brasil
Após ter sido decretada a invasão a Portugal por parte dos franceses, a família real portuguesa decide refugiar-se no Brasil onde chega no dia 7 de março de 1808.
Depois da Revolução Francesa em 1789, que derrubou o regime absolutista de D. Luís XVI, muitos reis europeus sentiram-se ameaçados com o avanço do liberalismo. Sendo assim, declararam guerra a França. Em contrapartida, a França, sob o comando de Napoleão Bonaparte, conseguiu derrotá-los e conseguiu dominar grande parte da Europa, com exceção da Inglaterra.
Para enfraquecer economicamente a Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental que consistia no fecho de todos os portos europeus aos navios ingleses. Portugal, como era aliado dos ingleses, não aderiu a este bloqueio imposto por Napoleão e por isso os franceses decidiram invadir Portugal.
Neste período Portugal era governado pelo príncipe João, pois a sua mãe, a rainha D. Maria I, tinha enlouquecido. Com medo de ser preso pelas tropas francesas, decidiu fugir para o Brasil.
A chegada ao Brasil deu-se no dia 7 de Março de 1808.
| Mais curiosidades sobre datas |