Nascimento do infante D. Henrique
A 4 de Março de 1394 nasceu, no Porto, o grande impulsionador dos Descobrimentos portugueses, o infante D. Henrique, também conhecido por Infante de Sagres ou O Navegador.
O Infante D. Henrique foi o terceiro filho de D. João I e de D. Filipa Lencastre. Pouco se sabe sobre a sua vida até aos catorze anos, no entanto, viria a ter uma grande preponderância no arranque da expansão marítima portuguesa, iniciado no século XV, mais concretamente com a conquista de Ceuta, em 1415.
Com o prestígio alcançado nessa batalha, foi armado cavaleiro e no ano seguinte recebeu os títulos de duque de Viseu e Senhor da Covilhã. A 25 de Maio de 1420, foi nomeado dirigente da Ordem de Cristo, cargo que deteve até ao final da sua vida.
A obtenção deste cargo foi crucial para o desenvolvimento da expansão marítima portuguesa, pois foi através dos fundos desta ordem que o príncipe financiou as viagens que marcaram o início dos Descobrimentos portugueses.
Foi sob a sua direção que se conquistaram os territórios da costa africana até Serra Leoa, em 1640, data da sua morte.
Descobertas mais importantes durante a época do infante D. Henrique:
1415 – Conquista de Ceuta – com o seu pai D. João I e com os seus irmãos D. Duarte e D. Pedro
1419 – Redescoberta do arquipélago da Madeira – João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira
1424 – Descoberta do arquipélago dos Açores – Diogo de Silves
1434 – Passagem do cabo Bojador – Gil Eanes
1460 – Chegada a Serra Leoa – Pedro de Cintra
A sua ação, em terra, está ligada profundamente ao que os portugueses alcançaram, por mar. Por isso, apesar de poucas vezes se ter feito ao mar, ficou conhecido pelo cognome de O Navegador.
| Mais curiosidades sobre datas |