Urso Castanho, Urso Castanho, o Que Vês Aqui?
Sinopse
«- Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
– Vejo um pássaro vermelho a olhar para mim.
– Pássaro Vermelho, Pássaro Vermelho, o que vês aqui?»
O leitor é levado, logo desde o início, a continuar as perguntas e as respostas desta história, que depressa se transforma numa divertida brincadeira para pequenos e graúdos. Os traços inconfundíveis do estilo de Eric Carle dão relevo às coloridas personagens, forjadas através da técnica colagem, à medida que estas vão passando o testemunho umas às outras. Vislumbramos primeiro um Urso Castanho que, por sua vez, vê um pássaro vermelho a olhar para ele. Ao virar a página, é agora esse pássaro vermelho que aponta para um cavalo azul… E assim por diante até ao final em que uma professora vê os seus alunos a olhar para ela. Caberá a eles o desafio final ao serem encorajados a evocar todos os animais já retratados no álbum e as respetivas cores.
O colorido exuberante e a narrativa rítmica de estrutura encadeada constituem o cenário perfeito para a aprendizagem das cores e dos nomes dos animais da floresta e da quinta.
Sobre os autores
Bill Martin Jr., (Kansas, 1916 – Texas, 2004) Professor, jornalista e editor, era considerado o “autor favorito das crianças” nos EUA, onde publicou cerca de 300 livros destinados à infância, ao longo de uma carreira de mais de 60 anos. Foi escolhido para o Reading Hall of Fame pela International Literacy Association.
Eric Carle, (Siracusa, Nova Iorque, 1929) Autor de mais de 70 livros, Eric Carle começou a ilustrar em 1967, depois de trabalhar numa agência publicitária. Estudou na prestigiada escola de arte “Akademie der Bildenden Künste”, na Alemanha, país onde residiu na sua infância. Regressou aos EUA em 1952, onde trabalhou como designer gráfico no “The New York Times”. O primeiro livro de sua completa autoria foi “1,2,3, to the Zoo” (1968), ao qual se seguiu “The Very Hungry Caterpillar”. Foi galardoado com os prémios da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, da Associação de Livreiros Infantis e da Associação Americana de Bibliotecas. Eric Carle afirmou: “Creio que a passagem de casa para a escola é o segundo maior trauma da infância; o primeiro, certamente, é nascer. Em ambos os casos trocamos um ambiente caloroso e protetor por outro desconhecido. Acredito que as crianças são criativas por natureza e capazes de aprender. Nos meus livros tento minimizar esse temor, substituí-lo por uma mensagem positiva. Quero mostrar-lhes que aprender é realmente fascinante e divertido.”
Autor: Bill Martin Jr. e Eric Carle
Tradução: Gabriela Rocha Alves
Edição/reimpressão: 08-2019
Editor: Kalandraka
ISBN: 9789897491160
COMPRAR O LIVRO
Preço: 11,00€
Nota: O preço indicado refere-se ao preço de venda na data da publicação deste artigo. Ao clicar em comprar será direcionado ao site da livraria virtual Wook. No ato da compra confirme o preço atual (poderá estar a decorrer alguma campanha como descontos e/ou oferta dos portes de envio).
MAIS SUGESTÕES DE LEITURA
Livro: Tantos Animais e Outras Lengalengas de Contar
Nestas pequenas histórias, marcadas pelo ritmo das palavras e pela existência de padrões, a matemática funciona como uma espécie de mote para a autora se divertir e divertir todos os leitores.
ARTIGOS DESAFIOS EFEMÉRIDES LIVROS ONDE IR EM FAMÍLIA VÍDEOS