RESUMOS E EXERCÍCIOS » 10º ANO » HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES » CRIATIVIDADE E RUTURAS
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0. Criatividade e ruturas
Segundo Edward B. Taylor, a cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo Homem como membro da sociedade”.
Define-se como cultura um agrupamento ou aglomerado de preceitos e normas sociais, regras religiosas, manifestações intelectuais ou artísticas e padrões partilhados por determinada sociedade ou povoação, refletindo-se nas suas crenças, doutrinas ou valores, que pertencem à vida individual e coletiva de todos os indivíduos que se inserem nessa cultura e constituem a sua herança.
– Tem como função possibilitar a cooperação e comunicação entre aqueles que se integram nela;
– Possui tanto aspetos tangíveis como intangíveis;
– Mesmo dentro da mesma realidade social podem existir divergências culturais;
– A cultura não é algo estático.
0.1. A Arte
A cultura é assim o aspeto pessoal e criador da civilização (entendendo-se como as características específicas de determinada sociedade), onde se incluem todas as produções de ação humana. É também associada às formas de manifestação artística e/ou técnica da Humanidade.
- • Arte
- ⤷ competência do ser humano de produção de objetos ou realização de ações/obras de arte com as quais pode expressar as suas opiniões, ideias, sentimentos ou emoções artísticas através da capacidade de agradar os sentidos
- • Obra de Arte
- ⤷ veículo de comunicação da arte, necessitando de um suporte pelo qual o autor ou artista dá a conhecer a sua mensagem
- • Artista
- ⤷ sujeito da comunicação entre a arte e a obra, é o que cria, transporta e transforma os seus sentidos em produção artística
- • Público-Alvo
- ⤷ recetor desta comunicação entre a arte, o artista e a obra de arte, sendo para este o qual a transmissão das emoções artísticas é direcionada
Estes atos de comunicação resultantes da criatividade humana são únicos, intencionais, autênticos e com significado. A arte é, desta forma, subjetiva e relativa pois depende da opinião e gosto do recetor, contudo isto não quer dizer que todas as obras de artes estejam sujeitas a este modelo: às que transpiram estas margens denominam-se de intemporais e universais, sendo consideradas as verdadeiras obras de arte.
A arte é também própria da condição da humanidade, maioritariamente devido ao ser humano ser o único que possui a capacidade de criar e apreciar obras de arte.
Observando uma obra de arte
- • Aspetos para analisar
- ⤷ materiais e técnicas, formas, cores, texturas, luminosidade, estrutura e composição, conteúdos e tema, significado real ou simbólico
- • Critérios para avaliar
- ⤷ criatividade, originalidade, intencionalidade, autenticidade, comunicabilidade, rigor estético, mensagem
0.2. A criação artística: transformações ao longo do século XIX
O papel da obra de arte não é, tal como a cultura, algo estático: a própria criação artística passa por diversas transformações que mudam a inserção desta na sociedade e na cultura.
Acontecimentos influenciadores
– A progressiva democratização dos regimes políticos e das sociedades através de novas ideologias políticas como o Liberalismo ou o Socialismo;
– Implementação de uma mentalidade mais racional e pragmática;
– O alargamento da educação e do ensino com o desenvolvimento da instrução oficial e o estabelecimento da escolaridade mínima obrigatória;
– Aparecimento de correntes artísticas que defendem a total liberdade de criação e produção para os artistas;
– A individualização da Arte e a multiplicação de correntes e tendências.
Com isto, a Arte passa de uma tutela de “encomenda” para a tutela direta e total dos artistas; esta passagem implica a inserção da mesma num mercado livre, sujeita à lei da oferta e procura como qualquer outro bem de consumo.
Consequências
– Os artistas sentiram a necessidade de dar a conhecer e de promover as suas próprias obras, com a realização de exposições e mostras, publicitando os seus trabalhos em jornais e revistas;
– Aparecem os galeristas, os expositores e os comerciantes de arte (“art dealers” ou “marchands d’art”) que funcionam como intermediários entre os artistas e o público;
– Surgem os críticos de arte, cuja função é a de explicar e descodificar os caminhos da Arte face ao público leigo, orientando a sua opinião e a sua escolha.
0.3. A disciplina da História da Arte
- • História da Arte
- ⤷ ciência que estuda as produções artísticas de forma a conhecer estas mesmas produções e explicar a sua importância, é o que torna a obra de arte num facto com interesse histórico
Como qualquer outra ciência, a História da Arte é composta por métodos próprios de estudo, apreciação e análise através de diversos fatores como o contexto histórico, social e económico no qual a obra de arte se insere, que permitem o seu estudo nesta disciplina.
A obra de arte como um documento histórico
A obra de arte é uma fonte de estudo que “fala” sobre:
– Si mesma: É o primeiro documento sobre si mesma;
– Outros objetos, situações ou pessoas da sua época: documento sobre outras realidades;
– O presente (caso seja intemporal): continua a exercer o seu “poder”.
0.4. As linguagens da Arte
As obras de arte são objetos de comunicação que “falam” aos seus recetores, tendo assim diferentes conteúdos ou significados, estando sujeitos à subjetividade de cada um, sendo caracterizada por:
– Rica e complexa;
– Simples e direta;
– Intuitiva;
– Universal.
A Linguagem da Arquitetura
Define-se como arquitetura, a arte de construir objetos tridimensionais habitáveis nos quais o ser humano penetra e circula.
- • Forma
- ⤷ materiais, técnicas construtivas, leitura morfológica do espaço, elementos decorativos, composição arquitetónica
- • Função
- ⤷ uso a que se destina, funcionalidade técnica
- • Significado
- ⤷ capacidade de expressão, significado das formas
A Linguagem da Escultura
Define-se como escultura, a arte de construir objetos tridimensionais não habitáveis, que o ser humano pode observar, tocar ou mover.
- • Materiais e técnicas
- ⤷ materiais, técnica subtrativa (técnica do talhe ou cinzelado) e técnica aditiva (técnica do modelado)
- • Análise
- ⤷ superfície, volumes, massa
- • Composição escultórica
- ⤷ movimento ou repouso, tipologia, proporções anatómicas, tema, expressividade, intencionalidade
A Linguagem da Pintura
Caracteriza-se por uma linguagem que reside na cor e na bidimensionalidade, ainda que possam sugerir outras dimensões.
- • Aspetos materiais
- ⤷ suporte, tintas, materiais usados
- • Leitura das formas
- ⤷ linha, cor, volume
- • Conteúdos/temas
- ⤷ assunto ou motivo, figurativa ou abstrata
- • Composição
- ⤷ ligação de todos os aspetos da obra, expressividade e significado.
EXERCÍCIOS INTERATIVOS
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