ACESSO AO ENSINO SUPERIOR


Consulta a lista de cursos de ensino superior, os pares instituição/curso a que te podes candidatar, as provas de ingresso e médias para cada curso e se exigem pré-requisitos.

Está ainda atento às datas mais importantes para o acesso à faculdade.

Todas estas informações foram retiradas do Guia da Candidatura ao Ensino Superior Público.



O ensino superior português organiza-se num sistema binário que integra o ensino universitário e o ensino politécnico e é ministrado em instituições públicas e privadas.

Ler mais

O ensino superior uma estrutura assente em quatro ciclos: um ciclo de estudos de curta duração, que não confere grau académico (técnico superior profissional – nível 5 QNQ e EQF) e três ciclos de estudos conducentes aos graus académicos de licenciado (nível 6 QNQ e EQF), mestre (nível 7 QNQ e EQF) e doutor (nível 8 QNQ e EQF).

São vários os cursos de ensino superior. Consulta as médias de ingresso para cada um deles e ainda as provas de ingresso e os pré-requisitos exigidos por cada par instituição/curso.

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

O concurso nacional realiza-se no final do ano letivo e organiza-se em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado.

Para concorrer é necessário:

  • Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para os diferentes cursos e instituições a que vai concorrer;
  • Realizar os pré-requisitos se forem exigidos pela instituição para o curso a que vai concorrer;
  • Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional.

Em relação a cada par instituição/curso deve ser obtida em cada prova de ingresso, bem como na nota de candidatura, uma classificação igual ou superior à mínima fixada. As classificações mínimas são fixadas anualmente por cada instituição de ensino superior para cada um dos seus cursos e são divulgadas no Guia da Candidatura.

Depois, são selecionados os alunos com as melhores médias de acesso ao ensino superior de forma a preencher as vagas disponíveis de acordo com os critérios de seleção específicos de cada instituição. Consulta a nota da última entrada para o curso a que te pretendes candidatar.

A fórmula para cálculo da nota de candidatura varia consoante o curso de origem do aluno e do par instituição/curso a que te candidatas, dado que cada um determina um peso diferente para a classificação do secundário, para as provas de ingresso e para os pré-requisitos quando exigidos. Mais uma vez, essa informação encontra-se no Guia da Candidatura.

Os estudantes que pretendam candidatar-se ao ensino superior privado deverão consultar a publicação Guia da Candidatura ao Ensino Superior Privado ou consultar a instituição de ensino pretendida.


Scroll to Top