PORTUGUÊS 8º ANO
GRAMÁTICA
LEITURA E ESCRITA
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAÇÃO LITERÁRIA – 8.º ANO
Ao clicar no nome da obra/texto poderá ter acesso a recursos sobre a mesma.
Narrativas de autores portugueses
Alexandre Herculano | “A abóbada” in Lendas e Narrativas |
José Gomes Ferreira | “Parece impossível mas sou uma nuvem” in O Mundo dos outros |
Miguel Torga | “Vicente”, in Bichos, OU “Natal”, in Novos Contos da Montanha |
Jorge de Sena | “Homenagem ao Papagaio Verde” in Os Grão‐capitães |
Mário Dionísio | “Assobiando à vontade” in O Dia Cinzento e Outros Contos |
Sophia de M. B. Andresen | “Saga” in Histórias da Terra e do Mar |
Mário de Carvalho | “A inaudita guerra da Av. Gago Coutinho” in A Inaudita Guerra da Av. Gago Coutinho e outras Histórias |
Textos dramáticos de autores portugueses
António Gedeão | História Breve da Lua |
Manuel António Pina | Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor |
Luísa Costa Gomes | Vanessa Vai à Luta |
Hélia Correia (adaptação) | A Ilha Encantada (A Tempestade, de W. Shakespeare) |
Narrativas de autores de países de língua oficial portuguesa
Mia Couto | Mar me Quer |
Mia Couto | Contos do Nascer da Terra |
Jorge Amado | O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor |
Autores estrangeiros
J. R. R. Tolkien | O Hobbit |
Anne Frank | O Diário de Anne Frank |
Roald Dahl | Contos do Imprevisto |
Literatura juvenil
João de Barros (adaptação) | A Eneida de Virgílio Contada às Crianças e ao Povo |
Ilse Losa | O Mundo em que Vivi |
Álvaro Magalhães | Último dos Grimm |
Vasco Graça Moura | Os Lusíadas para Gente Nova |
Poemas – autores obrigatórios
Sá de Miranda | Cantiga “Comigo me desavim”, “O Sol é grande, caem co’a calma as aves” in Obras Completas |
Luís de Camões | Redondilhas “Endechas a Bárbara escrava”, “Descalça vai para a fonte” in Lírica. Esparsa “Os bons vi sempre passar” in Lírica. Sonetos “Alma minha, gentil, que te partiste”, “Amor é fogo que arde sem se ver”, “Aquela triste e leda madrugada”, “Busque amor novas artes, novo engenho”, “Erros meus, má fortuna, amor ardente”, “O céu, a terra, o vento sossegado“, “Quando de minhas mágoas a comprida imaginação” in Lírica |
Almeida Garrett | “As minhas asas” in Flores sem Fruto; “Barca Bela”, “Seus olhos” in Folhas Caídas |
Poemas – autores a selecionar
Cantiga | “Estava eu na ermida de São Simeão”, “Ergue‐te amigo, que dormes nas manhãs frias”, “Pelo souto de Crescente”, “Os provençais que bem sabem trovar” in Cantares dos Trovadores Galego‐Portugueses (versão de Natália Correia) |
João Roiz de Castel Branco | “Senhora partem tão tristes” in Cancioneiro Geral |
Nicolau Tolentino | “Chaves na mão, melena desgrenhada”, “De bolorentos livros rodeado” in Obras Poéticas |
Bocage | “Magro, de olhos azuis, carão moreno”, “O céu de opacas sombras abafado” in Rimas |
João de Deus | “Boas noites” in Campo de Flores |
Antero de Quental | “As fadas” in Tesouro Poético da Infância; “O palácio da ventura”, “Na mão de Deus” in Sonetos |
Guerra Junqueiro | “A Moleirinha”, “Regresso ao lar” in Os Simples |
Cesário Verde | “De tarde”, “A débil” in Cânticos do Realismo e outros Poemas/ O Livro de Cesário Verde |
António Nobre | “Fala ao coração”, “Menino e moço”, “Na praia lá da Boa Nova, um dia”; “Aqui, sobre estas águas cor de azeite” in Só |
Petrarca | “132 (Se amor não é, qual é meu sentimento?)” (trad. Vasco Graça Moura) in As Rimas de Petrarca |
Shakespeare | “Soneto XCVIII (De ti me separei na primavera)” (trad. Luís Cardim), in Colóquio Letras n.º 168/169 (Imagens da Poesia Europeia II) |
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS
PORTUGUÊS 8º ANO
ORALIDADE
Compreensão:
- Compreender o(s) tema(s) as ideias centrais do texto, relacionando as informações expressas com o contexto e com o objetivo (expor, informar, explicar, persuadir).
- Explicar sentidos figurados e contextuais com base em inferências.
- Avaliar argumentos quanto à validade e adequação aos objetivos comunicativos.
- Sintetizar a informação recebida.
Expressão:
- Fazer exposições orais para apresentação de temas, ideias e opiniões.
- Planificar e avaliar o texto oral, tendo em conta a intenção comunicativa e o género textual (expor/informar, explicar, argumentar), individualmente e/ou com discussão de diversos pontos de vista.
- Produzir um discurso oral com vocabulário e recursos gramaticais diversificados (coordenação e subordinação; anáfora; conectores frásicos e marcadores discursivos).
- Usar recursos verbais e não verbais com fluência e correção (apresentação eletrónica, Web).
LEITURA
- Ler em suportes variados textos dos géneros seguintes: (auto)biografia, diário, memórias; reportagem, comentário; texto de opinião.
- Reconhecer a organização discursiva de cartas de apresentação.
- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
- Explicitar o sentido global de um texto, com base em inferências, devidamente justificadas.
- Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões.
- Reconhecer a forma como o texto está estruturado (diferentes partes e subpartes).
- Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação pela utilização dos métodos do trabalho científico.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
- Ler integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas (no mínimo, nove poemas de sete autores diferentes, duas narrativas de autores de língua portuguesa e um texto dramático).
- Interpretar o texto em função do seu modo literário, com base na análise da representação dos temas, das experiências e dos valores.
- Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica.
- Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
- Compreender a utilização de recursos expressivos na construção de sentido do texto (designadamente a antítese).
- Exprimir opiniões e problematizar sentidos como reação pessoal à audição ou à leitura de um texto ou obra.
- Expressar o apreço por livros lidos através de processos e suportes diversificados.
- Desenvolver um projeto de leitura que revele um percurso pessoal de leitor (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).
ESCRITA
- Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade (informativa ou argumentativa) no âmbito de géneros como: diário, entrevista, comentário e resposta a questões de leitura.
- Planificar a escrita de textos com finalidades informativas, assegurando distribuição de informação por parágrafos, continuidade de sentido, progressão temática, coerência e coesão.
- Redigir textos coesos e coerentes, em que se confrontam ideias e pontos de vista e se toma uma posição sobre personagens, acontecimentos, situações e/ou enunciados.
- Escrever com correção sintática, com vocabulário diversificado, com uso correto da ortografia e dos sinais de pontuação.
- Reformular textos tendo em conta a adequação ao contexto e a correção linguística.
- Utilizar com critério as tecnologias da informação na produção, na revisão e na edição de texto.
- Respeitar os princípios do trabalho intelectual, quanto às normas para citação.
GRAMÁTICA
- Distinguir as seguintes subclasses de palavras: quantificador universal e existencial.
- Distinguir na classe da conjunção e locução conjuncional subordinativa as seguintes subclasses: comparativa, consecutiva, concessiva.
- Empregar corretamente o modo conjuntivo em contextos de uso obrigatório em frases complexas.
- Distinguir funções sintáticas: predicativo do complemento direto.
- Distinguir subordinação adverbial de subordinação adjetival e de subordinação substantiva.
- Explicar a função sintática da oração substantiva completiva selecionada pelo verbo.
- Classificar orações subordinadas comparativas, consecutivas e concessivas.
- Analisar relações de sentido entre palavras.
- Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza social.
- Empregar formas linguísticas adequadas à expressão de opinião e à assunção de compromissos.
De acordo com as metas curriculares (entretanto já revogadas):
Funções sintáticas: modificador do nome (restritivo e apositivo)
Divisão e classificação de orações
Palavras polissémicas e palavras monossémicas
Relações semânticas: sinonímia, antonímia, hiperonímia e holonímia
Texto dramático: ato, cena, fala e indicação cénica; diálogos, monólogos e apartes; personagens