1975, Portugal, Lisboa:
Houve uma tentativa de um golpe de Estado dirigida pelo ex-presidente e general António Spínola. Depois desta falhar, o mesmo viu-se obrigado a exilar-se.
2004, Espanha, Madrid:
Houve um atentado pela manhã, da responsabilidade da AL-Qaeda, que provocou 192 mortes e 2050 feridos. Foi o pior ataque terrorista ocorrido em Espanha.
2011, Japão, Tohoku:
Houve um tsunami, com ondas superiores a 10 metros de altura, após um sismo de magnitude 9,1MW, onde se registaram mais de 18 mil mortes.
2020, em todo o MUNDO:
Se em todos estes exemplos anteriores, ao ligarmos as nossas televisões, apareciam imagens como as de um filme, hoje voltamos a vivê-las, como se de mais um filme se tratasse. Surgiu um novo vírus, que está a viajar pelo mundo, já ameaça mais de 100 diferentes países e já fez mais de 4 mil mortes. Ainda não existe qualquer forma de o combater, e por isso se tomam medidas preventivas para que se controle a sua propagação.
Devido a este vírus, Covid-19, as cerimónias em homenagem às vítimas do atentado e do tsunami foram anuladas, porque os riscos de contaminação são bastante elevados.
É necessário que todos percebam isso, que ajudem e cooperem, que vejam como é importante seguir os conselhos e não os desrespeitar. Quem ficar de quarentena não está de férias!!! Protejam-se, e protejam os vossos!!! Sejamos sensatos, é necessária toda a parte da prevenção, mas é desnecessário entrar em pânico!
* Atualização de última hora, HOJE será mais um dia 11 de Março para a história mundial.
O coronavírus foi declarado como pandemia mundial, esta tarde, pela Organização Mundial de Saúde. Até ao momento, Covid-19, que foi detetado em Dezembro de 2019, já provocou mais de 4300 mortes.
Filipa Cordeiro C.
ARTIGOS DESAFIOS EFEMÉRIDES LIVROS ONDE IR EM FAMÍLIA VÍDEOS